DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Desnutrição

Estudo aponta que desnutrição infantil no Nordeste pode acabar em dez anos




Pesquisa da Universidade de São Paulo é apresentada na manhã desta sexta-feira no Imip


Da Redação do pe360graus.com






AmpliarFoto: Reprodução / TV Globo






Veja mais


Vídeo
Estudo aponta que desnutrição infantil no Nordeste pode acabar em dez anos


Um estudo inédito realizado pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu que a desnutrição infantil no Nordeste pode acabar em menos de dez anos. A pesquisa aponta que melhorias na renda da população e na qualidade de serviços públicos essenciais como saúde, educação e saneamento básico são importantes para acabar com o problema. O estudo é divulgado nesta sexta-feira (3) no Imip, a partir das 8h. O evento é aberto ao público.






O professor da USP Carlos Augusto Monteiro (foto) ofereceu mais detalhes da pesquisa: “a pesquisa, de fato, identifica uma redução muito importante no Nordeste, que vai de 22% em 1996 para 6% em 2007. Isso foi obtido com o aumento de renda da população mais pobre – a partir de programas de transferência de renda, elevação do salário mínimo -, do acesso a serviços públicos de educação –houve expansão do ensino fundamental nos anos 90 – programas de assistências de saúde e até saneamento”.






Carlos Augusto disse também que é importante que os três setores precisam ser melhorados juntos: “se mantivermos a velocidade de melhorias, em dez anos esse problema será considerado do passado. O índice de 6% corresponde ao dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo”.






A diminuição da média número de filhos por mulher, provocado pela cobertura quase universal da população de baixa renda pela rede básica de saúde também promove a diminuição da taxa de mortalidade. “Nos anos 80 as mulheres do Nordeste tinham, em média, cinco filhos. Esse número caiu para 3,5 nos anos 90 e hoje é pouco menor do que dois, número simular aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, finalizou o professor.

Um comentário: