DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

Notícias

Rio terá rajadas de vento de até 70km/h e tempo ruim fica até sexta-feira

Rio - A semana começa com o alerta de risco moderado do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) no Rio de Janeiro. Segundo o Instituto, há possibilidade rajadas de ventos com picos de até 70 quilômetros por hora no município. A ocorrência dos ventos valem até às 23 horas desta terça-feira. Nesta noite, chove fraco na Barra da Tijuca, Grajaú, Centro e Alto da Boa Vista.
Ainda segundo o Inmet, o tempo permanece ruim até esta sexta-feira. Segundo o boletim, as temperaturas devem ficar em torno de 12 a 29 graus.

De acordo com o Alerta Rio, um sistema de baixa pressão posicionado sobre o oceano, próximo ao sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, manteve o tempo instável no município, com céu nublado e chuva fraca isolada. As temperaturas permaneceram estáveis. Em São Cristóvão  a máxima foi de 30,7 graus e a mínima de 24,3 graus. Já em Guaratiba, a máxima foi de 26,2 graus e a mínima de 18,2 graus.

Na tarde desta segunda-feira, choveu no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio e na região da Tijuca, Zona Norte.

Região Norte Fluminense

A chuva que atinge a cidade de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense deixou em estado de alerta a Defesa
Civil nesta segunda-feira. O nível do rio Macabu subiu bem acima do normal e pode transbordar em alguns pontos.

 ONU e governo do Haiti iniciam campanha informativa


PORTO PRÍNCIPE - Agências da ONU e o Ministério da Saúde do Haiti iniciaram uma campanha de conscientização para tentar conter o surto de cólera que atinge o país desde a semana passada e que já matou ao menos 250 pessoas.


Na última segunda-feira (25), o comandante da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), o general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz, sobrevoou a região afetada e acompanhou as tropas em visitas por terra.


Uma das maiores preocupações é com o aumento dos casos no departamento central de Artibonite, onde o surto teria começado, e com novas notificações na capital Porto Príncipe -- onde cinco infectados teriam sido detectados, todos provenientes de Artibonite.


"Nós podemos prever que [o cólera] vai chegar a Porto Príncipe, e vemos o presidente René Préval, em pessoa, preocupado e transmitindo mensagens de conscientização às pessoas sobre os procedimentos de cuidados sanitários", declarou Cruz.


De acordo com o comandante da Minustah, há uma mobilização de todos os envolvidos na missão, que têm procurado prestar o máximo de apoio a fim de controlar a doença, sob orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Dados oficiais difundidos hoje confirmam que a epidemia deixou 259 vítimas fatais. As autoridades afirmam que a nova cifra reflete uma porcentagem de contágios baixa, o que significaria que a infecção está "contida". O último balanço coloca em 3.342 o número de pessoas contaminadas.


O cólera causa diarreia, vômitos e desidratação, e pode ser curado com antibióticos e sais de reidratação desde que seja diagnosticado a tempo. A epidemia no Haiti poderia ser contida com cuidados básicos como ingestão de água tratada e higienização dos alimentos, mas as condições precárias dos mais de um milhão de desabrigados deixados pelo terremoto de janeiro se tornam um empecilho.

 

Anvisa registra 12 casos de superbactéria em um ano em Minas

Segundo Anvisa, os casos foram registrados de julho de 2009 a julho de 2010.
Secretaria Estadual de Saúde diz que não possui notificações da bactéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou em Minas Gerais, de julho de 2009 até julho de 2010, 12 casos de superbactéria. Segundo a assessoria do órgão, em nenhum dos casos houve óbito. O número foi divulgado na semana passada. 

A Anvisa afirmou que todos os casos foram notificados por hospitais de Minas Gerais. O órgão disse ainda que os números registrados em Minas não caracterizam um surto.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirmou que não possui notificações da bactéria KPC. Segundo o órgão, os hospitais no estado têm obrigação de notificar à secretaria em casos de suspeita ou de confirmação da superbactéria. A secretaria ainda disse que está em contato com a Anvisa para esclarecer as informações divulgadas pela agência.
Veja abaixo a resposta da SES-MG:
“Informamos que a Secretaria de estado de saúde de Minas Gerais, não possuiu notificações da bactéria KPC. Segundo nossas referências técnicas, não existem óbitos ou até mesmo casos. Estamos em contato com a Anvisa para esclarecermos as informações que foram divulgadas, que estão em contradição com a nossa.”
 

ACS E PROFESSORES TEM DIREITO A INSALUBRIDADE EM TAPEROÁ

ssessoria

A Câmara Municipal de Taperoá sancionou projeto de Lei que garante o reconhecimento da insalubridade para profissionais efetivos da Saúde e professores do município. A Lei prevê aumento de 20% sobre o salário bruto dos servidores abrangidos.

A lei já está em vigor e foi sancionada pelo presidente da Casa "Corsino de Farias", Ailton Paulo de Souza (PSDB), que também é autor do projeto ao lado do vereador Salomão Marinho (PSB).

O novo dispositivo também estende o aumento aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Taperoá.
A Prefeitura de Taperoá terá o prazo de sessenta dias para dar cumprimento ao aumento salarial dos servidores

Conselheiro reclama de promotor que acusou Tiririca


O conselheiro Bruno Dantas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), protocolou ontem uma reclamação disciplinar contra o promotor de Justiça Maurício Antonio Ribeiro Lopes, que questionou a validade da candidatura do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca.
O promotor entrou com duas representações na Procuradoria Regional Eleitoral, sob a alegação de que Tiririca seria analfabeto, e propôs a realização de teste para aferir os conhecimentos do deputado eleito. Também denunciou Tiririca por suposta falsificação de documentos.
Segundo o CNMP, o promotor passou a atacar o candidato pela imprensa depois que a denúncia foi recusada pelo juiz eleitoral e que os pedidos de reexame da candidatura foram negados pelo corregedor regional eleitoral, sob o argumento de que as condições de elegibilidade de Tiririca já haviam sido apuradas pela Justiça Eleitoral.
Segundo Dantas, esse comportamento é "incompatível com a função ministerial". A reclamação será analisada pela Corregedoria Nacional do MP.

Reféns de assalto na Ilha do Governador são libertados

Na fuga, bandidos trocaram tiros com policiais e um sargento ficou ferido


Os dois reféns levados após um assalto por volta das 6h desta terça-feira (26) a um prédio na rua Visconde São Lourenço, no Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, foram libertados no meio da manhã na Penha, zona norte. De lá, tomaram um táxi para a Delegacia da Ilha (37ª DP), mas se assustaram com a movimentação da imprensa e foram para casa sem prestar esclarecimentos à polícia. Eles são aguardados ainda nesta terça.
De acordo com a polícia, quatro bandidos armados com fuzis e pistolas renderam um comerciante na entrada do prédio. Os criminosos levaram o homem até seu apartamento, onde estavam sua mulher e sogro.
Após roubar objetos e dinheiro no local, os assaltantes levaram o dono da casa até o apartamento vizinho. Lá renderam pelo menos mais três pessoas e obrigaram todas a voltarem ao apartamento do comerciante.
As vítimas ficaram trancadas no banheiro, mas os ladrões levaram o sogro e a mulher do comerciante como reféns. Na fuga, eles usaram um Honda Civic prata e um Honda Fit chumbo, que seria da família.
Logo após o assalto, policiais do Batalhão da Ilha (17º BPM) foram acionados e fecharam a saída do bairro, pela estrada do Galeão, onde se depararam com os bandidos. Houve troca de tiros e um sargento foi atingido no peito. Ele não se feriu gravemente porque estava com colete à prova de balas. Os assaltantes conseguiram escapar.
O caso foi registrado na Delegacia da Ilha. O comerciante e seus vizinhos prestaram depoimento e foram liberados.

Debate eleitoral: Papéis e papelões

São 7 e meia da manhã da segunda-feira 18 em Salvador. Toca o telefone na casa do estudante H. A. Ele atende. Ouve uma voz de mulher, que diz: “Você é eleitor e vai votar na Dilma?” E desfia rapidamente as denúncias contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. No dia seguinte, às 10 horas, na cidade-satélite de Taguatinga, no Distrito Federal, o telefone toca na casa da advogada Melissa Carvalho. Voz feminina novamente. “Você vai votar em Dilma? Então saiba que ela era favorável ao aborto e depois mudou de opinião. Não dá para confiar em um candidato assim”, e coisas do gênero. Não adianta a pessoa tentar responder: trata-se de uma gravação.

Telefonemas similares têm ocorrido em todo o País. Os relatos se sucedem no Twitter. Em Minas Gerais, há casos distintos, onde a operadora pergunta se a pessoa que atende o aparelho votou em Marina Silva. Em caso positivo, inicia-se um discurso contra o voto no segundo turno em Dilma Rousseff. Quem paga por essas centrais de telemarketing anti-Dilma? Ninguém sabe. O PT pediu investigação à Polícia Federal sobre o caso, uma das muitas denúncias que têm brotado do jogo sujo praticado contra a candidata de Lula. O próprio presidente veio a público reclamar da campanha difamatória, dizendo nunca ter visto em sua vida eleição com tamanho baixo nível.

“O que se fala da Dilma é uma coisa impensável. Eu que fui candidato, que fui difamado, nunca tive coragem de dizer contra meus adversários 10% do que a hipocrisia de uma parte dos tucanos está dizendo da Dilma”, afirmou Lula. Por mais incrível que possa parecer, as críticas do presidente à campanha de difamação contra Dilma foram utilizadas por comentaristas, no mesmo dia, para justificar o tumulto ocorrido entre militantes petistas e tucanos no Rio de Janeiro, durante uma caminhada do candidato do PSDB José Serra na quarta-feira 20. Como se Lula, ao mencionar as baixezas sofridas por sua candidata, incitasse os militantes à violência, e não a campanha sórdida, em si, é que acirrasse os ânimos.

Tsunami em Sumatra deixa pelo menos 40 mortos e 380 desaparecidos

Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 380 estão desaparecidas depois que um tsunami causado por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingiu as ilhas Mentawai, a oeste da ilha indonésia de Sumatra, indicaram fontes oficiais nesta terça-feira. A Agência Nacional de Gestão de Desastres avalia que mais de dez povoados das ilhas Mentawai, a maioria situados nas ilhas Pagai Selatan (no sul) e Pagai Utara (no norte), foram destruídos ou seriamente atingidos pelo terremoto ocorrido na segunda-feira e pelo consequente tsunami originado pelo tremor.
O arquipélago de Mentawi, a 150 quilômetros a oeste do litoral de Sumatra e habitado por cerca de 68 mil pessoas, é formado por 70 ilhas, que há vários anos se tornaram um dos destinos do Sudeste Asiático mais visitados pelos surfistas.
A empresa de viagens "The Perfect Wave" (A Onda Perfeita), uma das muitas que promovem a prática do surfe nas Mentawi, informou por meio de um comunicado que no momento do tsunami havia 32 clientes na região.
A Embaixada da Austrália na Indonésia, por sua vez, assinalou em uma nota que entre oito e dez australianos são considerados desaparecidos pelo fato de que não é possível estabelecer contato por rádio com o barco no qual navegavam pela área.
O epicentro do terremoto, que gerou ondas de até seis metros que adentraram a terra firme em 600 metros, foi registrado a 33 quilômetros de profundidade sob o nível do mar e a 149 quilômetros ao sul da cidade de Padang, no litoral oeste de Sumatra.
Segundo o centro de crise criado pelas autoridades para responder ao desastre, em um dos povoados arrasados, no qual residiam cerca de 200 pessoas, haviam sido localizados 40 sobreviventes.
Entre os vilarejos mais atingidos, de acordo com os primeiros dados obtidos pela agência nacional, se encontra o de Betumonga, na ilha de Pagai Utara, onde pelo menos 89% das edificações foram destruídas ou danificadas.
"Há muitas pessoas desaparecidas e tememos que estejam mortas", disse o chefe do centro de crise, Mujianto, à emissora televisiva "Metro".
Fontes oficiais assinalaram que cerca de 2 mil pessoas buscaram refúgio em edifícios que resistiram ao tremor e que ficam afastados do mar.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso antes do tremor, mas o retirou duas horas depois.
Já as autoridades indonésias mantiveram o alerta de tsunami durante uma hora.
Durante a manhã desta terça-feira foram registradas pelo menos duas réplicas de magnitude superior a 6 graus, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial.
Em dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus atingiu o norte de Sumatra e causou o devastador tsunami que matou 226 mil pessoas e destruiu localidades litorâneas de dez nações banhadas pelo Oceano Índico.
A cidade de Padang, que como as ilhas Mentawi está sobre uma placa tectônica de grande movimento sísmico, foi cenário no ano passado de outro terremoto de 7,6 graus que deixou mais de 700 mortos.
A Indonésia está localizada sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano, sendo que a maioria é de pouca potência e passa despercebida pelos habitantes da região.