DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PESQUISA: Brasileiros fumam menos, mas ainda são sedentários

O brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal. É o que indica a Vigitel, uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população. Desde 2006, são coletados dados que identificam as regiões onde há maior risco de doenças como diabetes, hipertensão e câncer. Depois de ouvir, por telefone, mais de 54 mil pessoas ao longo do ano passado, o Ministério da Saúde constatou que, em cinco anos, os fumantes passaram de 16, 2 por cento dos habitantes para 15,1 por cento. Por outro lado, os dados revelam que 48 por cento dos ouvidos estão acima do peso e 15 por cento são obesos por causa da má alimentação e do sedentarismo. O estudo aponta ainda, o aumento no número de mulheres que abusam do álcool. Em 2008, 8,2 por cento das ouvidas admitiram exagerar na bebida. Em 2010, o percentual subiu para 10,6 por cento. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esses hábitos aumentam as mortes por doenças crônicas.


"Grande parte das doenças crônicas são preveníveis. Se nós olharmos os quatro grandes fatores de risco, o tabagismo, a obesidade, a inatividade física e o consumo abusivo do álcool, eles evitados podem reduzir bastante tanto o número de doenças como o número de mortes produzidas por essas doenças."


As doenças crônicas, como diabetes e a hipertensão são responsáveis por 64% das mortes no Brasil. De posse dos dados, o Ministério da Saúde vai direcionar as políticas públicas para atacar o problema e melhorar a saúde do brasileiro.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário