DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

HEPATITES: Quem freqüenta salão de beleza ou estúdio de tatuagem deve ficar atento à prevenção


LOC/REPÓRTER: Como você escolhe o salão de beleza ou o estúdio de tatuagem? Nem sempre a indicação de um bom corte ou uma tatuagem bem definida são critérios suficientes  para realizar a escolha. Os consumidores devem ficar atentos ao cuidados que os profissionais tem ao utilizar o material. A gerente da Coordenação de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST/AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde, Ellen Zita Ayer, alerta que a hepatite pode ser contraída através de objetos cortantes usados nesses locais, como agulhas e alicate.  A hepatite é uma doença causada por um vírus que leva  a infecção do fígado e em alguns casos evolui para cirrose ou câncer. A especialista fala qual a recomendação do Ministério da Saúde para esses profissionais.
TEC/SONORA: gerente da Coordenação de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST/AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde, Ellen Zita Ayer
"Que você faça a limpeza e a desinfecção e a esterilização tanto em estufa quanto em auto clave de acordo com o que está descrito pelo fornecedor. Muitas vezes quando você chega para fazer a  unha num salão de beleza, você pode ver: tá lá a autoclave a estufa e as pessoas abrem e fechem. Nisso, você rompeu o ciclo de esterilização e deixou de esterilizar adequadamente."
LOC/REPÓRTER: A servidora pública Adriana Cristina Galvão de Moura e de Lima segue as recomendações do Ministério da Saúde ao escolher o salão de beleza.
TEC/SONORA: servidora pública Adriana Cristina Galvão de Moura e de Lima
"A primeira coisa que eu olho é se está esterilizado bonitinho. Se eu vejo que eles não esterilizaram eu pergunto se é assim, se todos usam normal? Eu sempre cuidei nessa parte"
LOC/REPÓRTER: A especialista lembra que o mesmo cuidado é preciso ser seguido em estúdios de tatuagem. Os tatuadores devem usar apenas seringas e agulhas descartáveis. Para as manicures, ela lembra que vale a pena as clientes levarem o próprio kit de unha para o salão.
TEC/SONORA: gerente da Coordenação de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST/AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde, Ellen Zita Ayer
"O problema é que a gente exige-se cortar um cabelo bem cortado, mas não exige um material bem esterilizado. Então eu vou no salão porque ela corta bem o cabelo, que ela é minha amiga e aí tem outras coisas que a gente pode, inclusive, contribuir  quando  você começa a verificar e analisar, contribuir para isso melhorar."
LOC/REPÓRTER: Vale lembrar que os profissionais de estúdio de tatuagem, piercing, manicures e pedicures podem tomar a vacina contra a hepatite B. Basta se informar no Sistema Único de Saúde ou acesse www.aids.gov.br.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário