LOC- Após a aprovação da Emenda 29 na Câmara, José Stédile, do PSB gaúcho, defende a taxação de 50 por cento dos lucros dos bancos brasileiros como forma de financiar parte dos recursos necessários para tirar o SUS da crise atual.
José Stédile: Como deputado eu tenho que ter essa responsabilidade social de me preocupar com a saúde e ajudar e buscar formas para esse investimento. Por isso estou aqui apresentando uma sugestão pra nossa presidenta, para o governo brasileiro. Mesmo num cenário de crise internacional, os bancos brasileiros estão batendo todos os recordes de lucro, sem dúvida alguma é o setor mais privilegiado da economia brasileira. Diante desse quadro, estou propondo a taxação do lucro dos bancos, não é a taxação de quem investe nos bancos, é a taxação do lucro dos bancos. Com esse recurso pode ser financiada parte, não diria todos os recursos necessários, mas grande parte dos recursos necessários para o financiamento da saúde brasileira.
LOC- Diferentemente da CPMF, explicou José Stédile, taxar os lucros dos bancos não vai prejudicar a população e nem as instituições bancárias que continuarão com recursos suficientes para sua manutenção e investimentos.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- Depois de regulamentada a profissão de agente comunitário de saúde, por meio de emenda constitucional, a Câmara formou uma comissão especial para tratar do piso nacional de salários para a categoria.
LOC- Waldenor Pereira, do PT da Bahia, integrante da comissão especial, explica o que já foi deliberado pelo colegiado.
Waldenor Pereira: Essa comissão já aprovou um ganho escalonado, de tal forma que até o ano de 2015 os agentes comunitários de saúde serão contemplados com o piso salarial de dois salários mínimos. Portanto, nós estamos participando dessa mobilização nacional. E aqui no Congresso Nacional.
LOC- Waldenor justificou que os agentes comunitários de saúde têm especial importância para o sistema de saúde por representar um primeiro contato entre a população carente que necessita de atendimento.
Waldenor Pereira: Os agentes comunitários de saúde representam uma das categorias mais importantes no âmbito do sistema de saúde pública brasileiro. Trata-se daquelas pessoas que têm o primeiro contato com a população carente, necessitada de atenção do sistema público, e portanto, na nossa opinião, são merecedores de um tratamento digno.FONTE: VOZ DO BRASIL 19/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário