DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

TOXOPLASMOSE: Se não for tratada corretamente, doença pode provocar cegueira

LOC/REPÓRTER: Quando se fala em toxoplasmose é comum associar a doença aos gatos. No entanto, os felinos não são os únicos transmissores. Alimentos mal lavados ou mal cozidos e água mal tratada também podem provocar a infecção.  Em muitos casos, os sintomas da doença podem não se manifestar ou até mesmo serem confundidos com uma gripe e a pessoa nem fica sabendo que pegou a doença. Além de febre, gânglios, dores musculares, cansaço e dores de cabeça, a toxoplasmose também pode atingir a visão e até deixar a pessoa cega. Como explica o oftalmologista, Sebastião Ferreira Neto.
TEC/SONORA:oftalmologista especialista em retina – Sebastião Ferreira Neto
"Ela provoca uma lesão na retina. Essa lesão provoca um embaçamento acentuado da visão, a pessoa sente que está embaçado. Quando a pessoa trata ou a lesão cura de forma espontânea, ocorre uma cicatriz naquele lugar e dependendo da cicatriz isso vai embaçar de forma grave e definitiva a visão da pessoa. Tem muitas pessoas que perdem a visão de um olho ou até mesmo dos dois olhos por conta da toxoplasmose."
LOC/REPÓRTER: Sebastião Ferreira Neto alerta que as gestantes devem redobrar os cuidados para evitar a doença. Isso porque a toxoplasmose congênita, de mãe para filho, pode provocar baixa visão ou cegueira no bebê. O oftalmologista ressalta ainda que a toxoplasmose tem cura e deve ser tratada com acompanhamento médico. 
Reportagem, Juliana Costa



disque saúde 0800 61 1997Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Nenhum comentário:

Postar um comentário