DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vida nova para os Agentes Comunitários e de Endemia

Nesta sexta-feira (16), a Secretária Municipal de Saúde lançou o Programa Cuidando do Cuidador, em todas as unidades de saúde do município. O Programa é focado para atender os agentes, que vão passar por avaliação médica, psicológica, nutricional, saúde bucal e realização de preventivo dentre outros cuidados. Na Unidade de Vida Nova Caji, serão avaliados 29 agentes, a partir das 8h. A ideia é promover qualidade de vida e prevenção de doenças. Serão atendidos cerca de 250 profissionais.

Esta é mais uma ação do Programa Saúde da Família, da Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. As Unidades de Saúde do município ficarão responsáveis por uma área de atendimento, pautadas em três pilares: prevenção, promoção e reabilitação. Em casos de dificuldade no deslocamento, a equipe médica também faz atendimento em domicílio. Com os resultados das ações do Programa, será possível fazer um mapeamento dos problemas de saúde em cada comunidade.

Segundo a dentista Vera Lúcia Góes, dar atenção àqueles que representam a população é um passo muito importante para estabelecer um elo recíproco com a comunidade. “Me sinto importante, realmente especial. A gente só faz cuidar do povo, mas também temos dificuldades quando precisamos de atendimento. Esta ação é uma maneira de fazer justiça”, comemora a Agente Comunitária Eliana Brandão.

De acordo com a médica Fernanda Guimarães, doenças crônicas como hipertensão, diabetes e parasitoses intestinais são alguns dos problemas mais apresentados pelos pacientes que procuram a Unidade de Saúde do Caji. Para a psicóloga Luciana Fromming, casos de depressão, ansiedade, violência doméstica e dependência química estão entre as principais ocorrências. “É fundamental que os agentes estejam preparados e saudáveis para poder enfrentar as adversidades de alta complexidade que eles encontram pela frente”.

Fernanda também chama atenção para a Roda de Terapia Comunitária, que acontece todas as quartas a partir das 9h, na Unidade de Saúde do Caji, em Vida Nova, criada para que as pessoas possam compartilhar suas histórias e aprender através da lição de vida dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário