DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

terça-feira, 2 de abril de 2013

-Casos de dengue no Maranhão caem 59% no primeiro trimestre de 2013 Este ano já foram registrados 956 casos da doença, segundo a SES. A região mais preocupante é no sul do estado.


Do G1 MA , com informações da TV Mirante

Nos três primeiros meses deste ano houve uma queda de 59% no registro de casos de dengue no Maranhão em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 956 casos. A região mais preocupante é no sul do Maranhão, onde surtos de doença tem assustado a população.
Até agora só há registro de duas mortes por dengue no Maranhão em 2013: um no município de Senador Alexandre Costa e outro em São João dos Patos.
A situação, embora considerada sob controle, ainda é preocupante já que o número de casos ainda é alto. A população não pode deixar de tomar alguns cuidados, porque o mosquito Aedes Aegypti se reproduz com facilidade, principalmente no período chuvoso.
Por isso, as ações preventivas não param. Os carros conhecidos como fumacê passam borrifando inseticida nas ruas onde o índice de infestação é maior. Os agentes percorrem as os bairros, casa a casa, para combater o temido mosquito.
“Nas residências é necessário que deixem portas e janelas abertas, cubra, inclusive, cubra gaiolas de pássaros, porque o inseticida não pode ter contato com esse produto”, explica o coordenador municipal do Programa de Controle de Dengue, Pedro Tavares.
Quando são encontradas larvas em tanques, são retiradas amostras e levadas para o laboratório, para analisar se é do mosquito da dengue ou não. “Mesmo quando a larva não é encontrada, nós sempre colocamos o larvicida e passamos a orientação para o morador. Nesses casos, após 30 minutos a água pode ser usada normalmente”, explica a agente de saúde Cerlandes Brito.
Do ovo, passando pelo estágio larval até a pupa, o aedes aegypti leva uma semana. Para sair voando, só mais dois dias. O processo é rápido, por isso os procedimentos de rotina nunca devem ser esquecidos.
“Já tem trabalhos que apontam que a fêmea pode nascer infectada. Se isso ocorre, não é necessário que entre uma fonte de infecção para que haja a transmissão”, explica o entomologista Elizaldo Costa.
Em Timon, até agora, nove casos de dengue foram confirmados este ano. A epidemiologia atribui a diminuição aos índices de busca do vetor que reduziu pela metade, de acordo com a infestação predial
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário