UMA VITÓRIA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Hoje a tarde estive representando o Sindicato dos Agentes de Saúde de Minas Gerais, juntamente com outras lideranças dos Agentes de Saúde em Minas em uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques onde foi nos apresentado o Programa Mães de Minas que terá um investimento em torno de 60 Milhões de Reais, conseguimos junto ao Secretario, que metade desse valor seja REPASSADO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE em forma de BONIFICAÇÃO COMO 14º e 15º Salários. A partir do mês que vem já começaremos a visitar todo o Estado. Segue abaixo, matéria sobre esta reunião.
SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE RECEBE OS SINDICATOS DOS AGENTES DE SAÚDE E DISCUTE MELHORIAS PARA O PROGRAMA MÃES DE MINAS
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques recebeu nesta quarta-feira, 29/05, na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), para discutirem melhoria salarial e novas formas de monitoramento das gestantes em Minas Gerais, por meio do Programa Mães de Minas.
O Programa Mães de Minas surgiu com o intuito de monitorar e garantir a todas as gestantes do estado de Minas Gerais um atendimento de qualidade e eficaz. Para que isso tudo aconteça é necessário que os ACS’s sejam bem preparados e remunerados. “Os agentes de saúde são as pessoas mais próximas das famílias e por isso eu estou recebendo vocês aqui. Precisamos captar a grávida, isso significa cadastrar todas as gestantes do estado. Queremos dar um incentivo a vocês e caso os secretários municipais aceitem, daremos esse aporte a vocês não só com melhoria na remuneração, mas também com a compra de Tablets para que o processo de cadastramento fique ágil e seguro para vocês. Isso facilitará o trabalho dos agentes de saúde e garantirá que estamos cadastrando todas as grávidas”, explicou.
Antônio Jorge disse, ainda, como seria feita essa bonificação para os Agentes Comunitários de Saúde: “Os investimentos para o Programa Mães de Minas giram em torno de 60 milhões de reais, que são repassados aos municípios. Estudando o caso a fundo, metade desse valor pode ser repassado para os agentes comunitários de saúde mas, para isso, o gestor local precisa concordar”, explicou.
O Secretário mostrou de forma clara os objetivos do governo de Minas Gerais e salientou que os ACS’s terão uma meta para cumprir: “Foram investidos R$10 milhões de reais para que o estado possa garantir as gestantes mineiras às três sorologias contra toxoplasmose e também a posterior a gestação, pois tivemos muitas crianças vitimadas por essa doença. Estamos dando aos municípios os recursos necessários para que as mulheres possam fazer um pré-natal de qualidade. Estamos mapeando todas as maternidades de Minas Gerais para garantir que em toda localidade onde estiver uma grávida ela poderá saber onde nascerá o bebe, se for de risco qual maternidade ela deverá se deslocar, estamos licitando transporte aéreo, terrestre, enfim... o que for necessário fazer iremos fazer”.
Participaram da reunião Marisa Braga, Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Belo Horizonte (SINDACS-BH), a Cristina dos Santos Silva, Assistente Social da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Juvenal Araujo, Superintendente Administrativo do Sindicato dos Agentes de Saúde das Regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas, Noroeste de Minas, Oeste de Minas, Sul e Sudeste de Minas, Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata e Campo das Vertentes no Estado de Minas Gerais (SINAS), Fernando de Lacerda, Diretor do SINAS e a chefe de gabinete da SES/MG Marta de Souza Lima.
Por Verônica Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário