DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Por falta de agentes, 250 famílias ficam sem assistência


US Geraldo Magela está sem agentes , medicamentos e insumos
US Geraldo MAgela apresenta problemas(Foto: Arquivo Infonet)
Denúncias contra falta de medicamentos e estruturana Unidade de Saúde Geraldo Magela, localizada no Conjunto Orlando Dantas, levou o Ministério Público de Sergipe, a ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Município. Segundo as denúncias, medicamentos básicos e materiais de insumos são constantes na Unidade.  A falta de equipes de saúde da família com agente comunitário deixa 250 famílias desassistidas
As denuncias partiram do Conselho local de Saúde Unidade Geraldo Magela, no Conjunto Orlando Dantas e Relatório de Fiscalização da OAB/SE. Foi instaurado um Procedimento Administrativo, para apurar a deficiência das instalações da Unidade não só estruturais, mas de assistência médica e farmacêutica.
De acordo com a Ação, um relatório da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, apresentado em 20 de dezembro de 2014, ressai problemas de abastecimento da Unidade de Saúde. No documento consta que “havia atendimento Odontológico na unidade, mas a dentista informou que há mais de 30 dias não havia resina, ácido e que as luvas só chegavam de um único tamanho, a maioria, tamanho grande, o que dificultava o atendimento. Foi denunciado também a falta de depaken, losartana, didrocloroiazida,  Miconasol, omeprazol e fluoxetina, entre outros medicamentos. (Sic)”
No relatório consta ainda, déficit no quadro das equipes de saúde da família, uma vez que três agente de saúde está com problemas de saúde, deixando 3 áreas descobertas.
Terceirizados
O relatório apontou ainda que há problemas com a contratação de terceirizados para execução de atividades específicas de assistência ao paciente, na hipótese de classificação de risco, para encaminhamento ao médico .  “O Conselho de Saúde do Conjunto Orlando Dantas, através de seu presidente, Sr. Leonildo Barros Silva, também confirmou alguns itens apresentados pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, notadamente diante do desabastecimento do Unidade Básica de Saúde Geraldo Magela, aduzindo ser necessária: “(...)Reposição de Medicação. Reposição do quadro agente de Saúde da Unidade”, diz a ACP.
Outro lado
Ainda segundo a Ação, em uma audiência extrajudicial, realizada em 05 de fevereiro de 2014, a gerente da Unidade Básica de Saúde Geraldo Magela, confirmou o problema do déficit de agentes comunitários de saúde para cobertura adequada das bases territoriais de assistência. Ela informou que informado que “a sua unidade possui 5 equipes de saúde da família, sendo que três delas há desfalque de um agente de saúde. Que 02 agentes de saúde de sua unidade pediram exoneração, sendo um há 6 meses e outro há 02 anos, e um agente está de licença médica há 05 anos.”, explicou a gerente ao Ministério Público Estadual.       Fonte: infonet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário